3 de dezembro de 2008

A Eterna Briga por um Ingresso mais Barato

Essa semana observei diversas pessoas reclamando da injustiça do preço do ingresso para ver o jogo São Paulo Vs Goiás pela última rodada do Campeonato Brasileiro de Futebol.

Isto remeteu-me às cotidianas reclamações que ouço a respeito de preço de ingressos para, pricipalmente, shows.

Bom, vou partir de uma premissa que tenho com base na experiência: mesmo com altos preços, os shows aqui no Brasil têm obtido lotação máxima.

Como parto dessa premissa, a seguinte análise só valerá para a partida de futebol se ela perfizer-se.

Todos sabemos que o que define o preço de algo é o encontro da curva de oferta com a curva de demanda pelo bem.

Esta "lei" econômica vale, também, para ingressos de espetáculos.

Admito que esta é uma análise superficial, pois desconsidera a possibilidade de maximização de lucros devido a monopólio ou oligopólio, tanto de cambistas quanto de empresários, mas, como já disse, parto do pressuposto do esgotamento dos ingressos, com lotação máxima das casas de espetáculo.

Ora, se as cadeiras estão vazias, a demanda foi menor que a oferta. E, quando a situação inversa ocorre, é fácil notar filas de pessoas que não conseguem adquirir ingressos, ou pior, a incrível e eficiente ação de cambistas.

Então, podemos chegar a conclusão de que, o preço mais justo foi aquele que não deixou ninguém disposto a pagá-lo sem ingresso, e também não deixou cadeiras vagas.

Quanto mais se diminui o preço, mais a demanda cresce, por motivos óbvios. E para selecionar as pessoas que assistirão o espetáculo será necessário algum método diverso do econômico.

Não que isso seja injusto ou impossível.

Posso até propor alguns métodos:

Vende-se para aqueles que primeiro chegarem às filas, nominalmente para evitar ação de cambistas (e discrimina-se os sem tempo).

Sorteiam-se os ingressos para uma lista de inscritos e impede-se venda posterior.

O fato é que, os que reclamam dos "altos preços" e compram, não gostariam de um critério dos apontados acima, pois eles, por seleção econômica, conseguem assistir àquilo que almejam. E, se pagam, mais importante do que a quantia dispendida, é ver o espetáculo.

Observe-se por fim, que os outros critérios reduziriam a lucratividade, e, portanto, diminuiriam a oferta. Leia-se, menos espetáculos.

E qual a melhor opção?

Eu fico com a seleção econômica.

1 de dezembro de 2008

O Estado Promotor de Desigualdades e a Piada Brasileira

Parte 2 - A aposentadoria e seu vínculo ao Salário Mínimo

Tenho sérias dúvidas sobre a relação entre aumento do Salário Mínimo acima da inflação e a redução da desigualdade, não obstante, todos os que vêem essa relação estão certos de uma coisa: reajustá-lo acima da inflação melhora a qualidade de vida das classes mais baixas, uma vez que aumenta seu poder de compra, por meio de uma redistribuição da riqueza do país.

O objetivo deste post não é entrar nesse mérito, mas analisar o que as pessoas que defendem esta tese estão propondo no Congresso: vincular o reajuste de aposentadorias ao aumento do Mínimo.

Primeiramente, destaco uma conclusão óbvia: esta vinculação diminui as possibilidades de aumento do Salário Mínimo, pois qualquer reajuste tornaria ainda mais deficitário o caixa do Estado.

Também se pode perceber que a proposta de vinculação deve-se ao fato de que o Mínimo foi muito bem reajustado nos últimos tempos, há uns 9 anos talvez se quisesse vinculação ao Dólar.

Finalmente, destaco a antinomia na proposta em si. Apresentam-se seus defensores com a seguinte argumentação:

"Mas eu me aposentei ganhando 10 Salários e hoje ganho só 3, qual a justiça nisso?"

Ora, a justiça é óbvia: Salário Mínimo nunca foi lastreado pela inflação, mas sim por políticas sociais. Aposentar-se com 10 Salários Mínimos não significa aposentar-se com o poder de compra de 10 Mínimos atuais, mas 10 há época.

Essa desvalorização do salário medida em Salários Mínimos é até uma representação de justiça social regada a liberalidade estatal: aquele que se aposentou com um Salário Mínimo passou a ter maior poder de compra, embora sua contribuição para aposentadoria não tenha sido equivalente a esse poder de compra, em suma, melhorou-se a qualidade de vida dos mais pobres.

O que se pretende, portanto, é a instituição de uma condicionante: só se melhora a vida dos aposentados pobres se também se melhorar a dos aposentados de classe média!