26 de abril de 2012

A Importância da Representação Política

Alguns amigos se irritam quando afirmo não ter opinião acerca do local de construção de uma hidrelétrica ou sobre o tamanho da extensão da área ciliar a ser protegida pelo código florestal.

Infelizmente, meu tempo é escasso, como o da maioria das pessoas, e preciso continuamente decidir sobre o que me informar. Pessoalmente, prefiro me aprofundar em assuntos relacionados a política ou a economia.

Desta forma, sobre estes assuntos (e alguns outros) consigo formar convicções e dar opiniões.

Sobre os demais, diante da minha ignorância, prefiro abster-me. E daí?

Bom, nosso sistema político é representativo, de forma que escolho pessoas que irão tomar decisões políticas por mim. Mesmo que eu não me manifeste sobre todos os temas em discussão na sociedade, estas pessoas discutirão os temas e decidirão.

E estas pessoas, que são bem remuneradas para exercer essa função (podendo, inclusive, se abster da prática de outros trabalhos que tomariam seu tempo), gozam de infraestrutura apta a informá-las adequadamente sobre as mais diversas questões.

Desta forma, quando escolho um representante, procuro alguém com uma ideologia semelhante. Busco alguém que, por possuir valores parecidos com os meus, diante de uma questão, e com informação adequada, decidirá de maneira semelhante à que eu decidiria em seu lugar.

Obviamente esta é a situação ideal de funcionamento do Sistema. Nem sempre acontece. No entanto, prefiro buscá-la ao invés de manifestar-me sobre assunto que desconheço, servindo de massa de manobra a quem conhece bem um tema.

Por fim, observem que não defendo que não nos manifestemos, o que é válido para expor aos nossos representantes as nossas vontades. No entanto, assumo minha incapacidade de opinar fundamentadamente e razoavelmente sobre tudo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário